Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sábado, 10 de janeiro de 2009

A 1ª quimio

Acho que este foi um dos dias de maior ansiedade de minha vida...

Bom, para quem viveu 31 anos tentando viver bem e se preservar de problemas, evitando riscos, essa não era uma situação nada confortável.

Mas não foi um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, foi bem tranqüilo.

Atravessamos a cidade e chegamos à clínica um pouco antes do horário marcado. Já havia outras 2 pacientes lá, que foram chamadas antes que eu para a sala de quimioterapia. A clínica tem capacidade para atender 3 pacientes por vez na sala de quimioterapia, o que torna o ambiente acolhedor e atencioso. Os dois enfermeiros conversaram muito comigo e com meu tio, que me acompanha em todas as sessões, esclareceram dúvidas, deram orientações, nos deixaram à vontade. As duas outras pacientes também foram muito simpáticas conosco.

Depois dessa primeira experiência, vimos que a coisa é tranqüila, e nas outras sessões, meu tio resolveu sair, pois não há o que fazer naquele lugar, é muito monótono e não há acomodações muito confortáveis para os acompanhantes.

Dessa vez fiquei das 9h30 até às 16h na quimio. Recebo 4 tipos de medicação:
A: Doxorrubicina (Adrimicina = "vermelhinha");
B: Bleomicina;
V: Vinblastina:
D: Dacarbazina.

Nas três primeiras não senti nada, apenas um pouco de frio no braço, pois o soro é gelado. Mas na última a coisa foi bem diferente... Conforme a medicação entrava, as veias pareciam que iam se dissolver, ardiam muito. O antebraço inteiro ficou dolorido, dava para sentir o caminho das veias e suas ramificações até o cotovelo ( o scalpe foi colocado em cima da mão). Então os enfermeiros colocaram soro fisiológico para correr junto com a medicação, de forma a "lavar" a veia e permitir uma administração mais tranqüila. Além disso, colocaram água quente numa luva cirúrgica para fazer compressa no meu braço e aliviar a dor. Passaram também uma pomada para tratar a irritação das veias.

Os enfermeiros tentaram me convencer a pedir ao médico para implantar um cateter, mas quando me disseram que teria de ficar com o implante por 5 anos, realizando manutenção mensal, desisti!

Fui orientada a fazer compressas de chá de camomila para hidratar e acalmar a dor no braço. Ou então a passar creme de camomila. Não consegui comprar o creme, as farmácias não tinham tal medicação ou manipulavam sob prescrição médica. Recorri às compressas de chá, mas a dorzinha permaneceu por uma semana.

No dia em que fiz o hemograma de controle fui a outra farmácia comprar meus remédios e encontrei o creme de camomila. Parecia milagre, mas passei uma vez e a dor se foi!

Um comentário:

  1. Ola Cristine!
    Que bom ouvir seus comentários. Tenho exactamento o mesmo que você (Linfoma de Hodgking, esclerose nodular, IIB). Fiz minha primeira sessão na semana passada (21 de Julho de 2009) e ando com uma forte dor no braço. Até pensei em ligar ao médico mas depois do seu comentário vejo que é um sintoma normal neste tipo de tratamento. Vou procurar por esse creme de camomila pois já passou uma semana e continuo com essa dor. O brigada pela dica. Até breve e boa sorte para você.
    Angela

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin