Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

IMUNOHISTOQUÍMICA ou IMUNOISTOQUÍMICA

Mais um para a lista dos palavrões...

As técnicas de imuno-histoquímica (IHQ) detectam moléculas (antígenos) teciduais, sendo de grande valor nos diagnósticos anatomopatológicos e na investigação científica.
O mecanismo básico é o reconhecimento do antígeno por um anticorpo (Ac primário) associado a diversos tipos de processos de visualização.
Atualmente há disponibilidade de grande número de anticorpos para uso em tecidos fixados em formol e incluídos em blocos parafina, permitindo o estudo de blocos arquivados por longos períodos.

A técnica de IHQ mais usada é a indireta, associada ao complexo avidina-biotina-enzima. O complexo é formado pela ligação de uma molécula de (strept)avidina com várias de biotina associadas a uma enzima (peroxidase ou fosfatase alcalina), que tem como função a conversão de um cromógeno incolor em um produto final que pode conferir diversas cores aos antígenos teciduais marcados. As cores mais comuns são a castanha (peroxidase+ diaminobenzidina-DAB) e a vermelha (fosfatase alcalina + fast red).



As principais indicações para a IHQ são:

Definição da histogênese de neoplasias morfologicamente indiferenciadas.
Ex: carcinoma X linfoma X sarcoma

Imunofenotipagem de neoplasias já classificadas pela morfologia.
Ex: linfomas B ou T

Identificar produtos de síntese das células neoplásicas, especialmente tumores endócrinos.
Ex: tumor carcinóide, adenoma hipofisário

Pesquisa de marcadores prognósticos.
Ex: Ag de proliferação celular (PCNA, Ki67...), receptores hormonais...

Auxílio na diferenciação entre neoplasias e estados reacionais.
Ex: linfomas X linfadenopatias reacionais

Detecção de antígenos de agentes infecciosos.
Ex: vírus, bactérias...


Meus resultados:

Reação Imunohistoquímica (ALPH.H 2384 (2008)

O estudo imunoistoquímico realizado no bloco xx-xxxxx, com detecção pelo método de polímero, apresentou os seguintes resultados:


CD3 (Pan T) Reação positiva nos linfócitos de fundo. (Marcador de linfócitos T)

CD15 Reação positiva nos granulócitos abundantes e células grandes atípicas. (Marcador de granulócitos maduros, células de Hodgkin e de Reed-Sternberg e diversos adenocarcinomas)

CD20 (Pan B) Reação positiva nos escassos agregados de linfócitos. (Marcador de linfócitos B)

CD30 Reação positiva nas células grandes atípicas. (Marcador de Linfoma de Hodgkin, linfoma de grandes células anaplásico e carcinoma embrionário)

CD34 Reação positiva nos poucos vasos proliferados. (Marcador de células hematopoéticas primitivas e células endoteliais; pode ser positivo em casos de tumor fibroso solitário da pleura, hemangiopericitoma, tumor estromal gastrointestinal e dermatofibrossarcoma protuberans)

CD68 Reação positiva nos histiócitos de permeio. (Marcador de macrófagos, monócitos e células de Langerhans)


Diagnóstico (Biópsia de linfonodo):
- O perfil imuno-histoquímico aliado à morfologia é compatível com linfoma de Hodgkin clássico, tipo esclerose nodular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin