Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TOMOGRAFIAS

Para a biópsia eu já havia feito vários exames de sangue, eletro e raio-x de tórax. No raio-x já foi possível verificar uma imagem não comum na região do mediastino, a qual foi relatada no laudo como "timo alargado".

O hematologista pediu-me mais alguns exames de sangue, para descartar outras patologias e também 4 tipos de TC (tomografias): pescoço, tórax, abdome superior e inferior.

Para as tomografias foi preciso usar contraste, jejum de 6 horas e chegar ao laboratório 2h30 antes do horário marcado, para tomar constraste.

O contraste, para minha surpresa, era oral!
Adorei! 1 jarra de mais de 1 litro de suco com contraste... 1 copinho a cada 15 minutos.

O tempo passou e finalmente acabei de tomar o contraste.

Fui para a sala do tomógrafo. Lá, para minha desilusão, recebi a notícia que outro contraste seria injetado por uma bomba automática em determinados momentos do exame, para que fosse possível comparar as imagens com e sem efeito constrastante.

Puncionaram-me uma veia no braço esquerdo, mas no teste de pressão não foi compatível com a velocidade da bomba. Passaram para meu braço direito, e apesar de o cateter ter ficado "na pontinha", segundo as enfermeiras, o acesso foi compatível com a velocidade.

Ótimo! Estava eu lá... deitada na maca/mesa em frente à máquina, um enorme tomógrafo de última geração da GE, com tecnologia helicoidal, etc, etc... Todos saíram da sala e eu não devia me mover, apenas seguir as orientações ouvidas por um alto-falante e, se necessário, tal qual se faz na cadeira do dentista, levantar a mão caso sentisse algo estranho.

3 possíveis sensações: calor, vontade de urinar ou gosto de remédio.

Não senti tais reações, apenas frio, pois a sala tem que ficar com a temperatura baixa para o correto funcionamento do equipamento. Foi então colocado um cobertor sobre mim.

Viva a tecnologia! Tudo rápido e preciso. Peguei o resultado em 2 dias, e além das chapas com várias imagens, todos os exames foram gravados em 2 CDs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin