Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Uma nova medula

Muitas novidades, decepções, ansiedades, tristezas, incertezas, esperanças, alegrias e finalmente a confirmação da grande chance: uma medula muito compatível!

Desde que a recidiva foi confirmada, eu sabia que as chances de ter alguém compatível na minha família eram muito pequenas. Se para quem tem irmãos consangüíneos a estatística é de 25%, para quem só tem "meio-irmãos", essa possibilidade cai muito. E foi o que ocorreu, nenhum dos meus irmãos foi compatível o suficiente para ser meu doador. O médico responsável pelo meu TMO autólogo pediu para ampliar a busca aos demais familiares de 1º grau (tios, primos, avós) e me inscreveu no REREME (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea). 

Depois de vários meses, quando pedi uma consulta no centro de transplantes pelo qual fui inscrita no REREME, tive a melhor e mais animadora resposta: o REDOME encontrou 5 (CINCO) possíveis doadores compatíveis comigo nos EUA e também sangue de cordão umbilical, mas esses não são muito interessantes para o meu caso. Foi então pedido o prosseguimento dos exames de compatibilidade desses doadores, para confirmar-se em exames de classe II (alta resolução). Mas esses exames nunca foram feitos, pois os possíveis doadores encontram-se indisponíveis.

O que significa um doador voluntário estar indisponível?
1) Não foi encontrado por seus dados estarem desatualizados;
2) Não estar em condições físicas de realizar a doação (doença, gravidez, etc);
3) Não querer mais ser doador - por medo ou outra questão de foro íntimo.

Não sei o motivo da indisponibilidade, e também não julgo essas pessoas. Acho estranho que isso seja freqüente, que talvez haja alguma deficiência dos sistemas em conseguir esse contato, em ser um processo tão moroso e provavelmente falho, mas não acredito que os 5 tenham mudado de idéia e se recusado a fazer a doação. 

Mas na véspera do dia em que soube dos 5 doadores e me enchi de esperanças, eu tive uma outra consulta, noutro centro de transplantes, e tive uma notícia animadora, que se confirmou e é a minha grande chance: um transplante haploidêntico - transplante alogênico aparentado não totalmente compatível!

Sim! A possibilidade de fazer um transplante com pelo menos 50% de compatibilidade é indicada no meu caso, e na família, tenho esse doador. Aliás, na falta de um, foram encontrados dois possíveis doadores. 

Quando um familiar é 50% compatível no exame de HLA (Antígeno Leucocitário Humano), o transplante é chamado HAPLOIDÊNTICO (meio-idêntico). Só que tanto o meu HLA quanto os do meu tio e da minha mãe, são mais do que metade, pois temos alguns "números" repetidos, o que diminui a probabilidade de rejeição tanto do enxerto contra o hospedeiro (células do doador contra as minhas), quanto o oposto. Além disso, os resultados desse tipo de rejeição é bem-vindo em casos como o meu, em que a doença já foi e voltou,  cujo organismo já passou por várias terapias, e a medula volta a fabricar linfócitos "defeituosos", é a ferramenta biológica para combater células com "olhos de coruja" que têm sido produzidas com freqüência pela minha medulinha viciada. Os resultados de outros transplantes haploidênticos em Linfomas de Hodgkin têm apresentado resultados muito promissores. 

Passou um ano de quando recomecei o tratamento, e agora já estou a poucos dias de realizar meu segundo Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH), que é o nome mais atual para Transplante de Medula Óssea (TMO). Como esse novo transplante será com um doador, é chamado de transplante ALOGÊNICO. E por ser um doador familiar, recebe também a denominação de APARENTADO. Portanto, o nome completo é Transplante de Medula Óssea Alogênico Aparentado. Em resumo, me livrarei do linfoma não só com a  contribuição das medicações quimioterápicas e da radioterapia, mas principalmente com o enxerto (transplante) de células de uma medula óssea saudável (do doador), que não mais permitirão que meu organismo produza as células doentes, que as enxergue como defeituosas e combata-as, fazendo com que voltem a ser produzidas corretamente e cumpram suas funções de defesa do meu organismo.

Mais informações sobre os novos transplantes de medula aqui.

3 comentários:

  1. Que maravilha essa nova alternativa, de utilizar um doador 50% compatível!
    A "porta" com os cinco doadores se fechou, mas agora você tem uma "janela".

    Desejo que tudo ocorra bem,

    Att,

    cíntia

    ResponderExcluir
  2. C@rin, estou muito feliz por voce, não conhecia estre transplante, mas é certo que vem abrir muitas portas.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte!!! Vou fazer meu primeiro transplante em outubro, ainda apreensiva! Bjkas

    ResponderExcluir

Olá, amigo!

Por favor, pode postar como anônimo, mas assine a mensagem para eu saber quem a escreveu. Todos os comentários são muito bem-vindos.

Abraços

C@rin