Para eu me lembrar:

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Amyr Klink

Linfoma de Hodgkin

"Linfoma é um câncer do sangue, potencialmente curável, que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que fazem parte da defesa natural do corpo contra infecções."

Pensamentos

RADIOTERAPIA


Posts sobre o meu tratamento radioterápico:
Minha radioterapia - I
Minha Radioterapia - II
Minha Radioterapia - III
Minha Radioterapia - Um adendo
SP 30/6/2010 - Fim da Radioterapia


PLANEJAMENTO DA RADIOTERAPIA



Em resumo: a radioterapia é um tratamento agressivo, porém com efeitos colaterais mais brandos, quando comparado ao de quimioterapia.



Há vários tipos de tratamentos radioterápicos, dentre os quais, foi escolhido para o meu caso, o CONFORMACIONAL.


Esse tratamento consiste de um planejamento tridimensional computadorizado e aplicação diária de radiação nas doses estabelecidas por tal planejamento, nos locais identificados e reconstruídos em 3D no computador, possibilitando doses seguras e maiores de radiação nos locais em que há massas tumorais, sem atingir os tecidos vizinhos a essas, de modo que os demais órgãos e tecidos não são expostos à radiação, o que poderia trazer outros problemas a curto, médio ou longo prazo.






Radioterapia conformacional ou tri-dimensional (3DCRT) - à técnica que usa a tecnologia da computação para permitir que o médico localize com maior precisão o alvo a ser tratado. Muitos radioterapêutas utilizam esta técnica. Primeiramente uma imagem do tumor é obtida, normalmente usando uma tomografia computadorizada. A imagem é usada pelo médico que fará a delineação do alvo a ser tratado, bem como dos órgãos ao redor deste que devem ser poupados da radiação ao máximo possível. Usando programas especiais de computadores, a equipe médica juntamente com o físico médico vai planejar o tratamento a ser feito, de modo a conformar a radiação na área a ser tratada. Com esta técnica, o tecido sadio ao redor do alvo (tumor) é amplamente poupado e doses mais altas de radiação podem ser prescritas para tratar o câncer sem aumentar os efeitos colaterais. Estudos já comprovaram melhores resultados do tratamento quando se usa 3D-radioterapia para tumores como nasofaringe, próstata, pulmão, fígado e tumores cerebrais.




Radioterapia Conformacional
Recentes avanços nas áreas de computação e de produção de imagens radiológicas possibilitaram o desenvolvimento de uma nova técnica de tratamento denominada Radioterapia Conformacional, baseada em planejamento tridimensional que apresenta vantagens sobre os métodos de radioterapia convencional.

Atualmente é possivel visualizar a região do corpo a ser irradiada em 3ª dimensão, obtendo-se maior segurança e precisão na identificação dos tumores, melhorando a qualidade técnica da programação dos tratamentos.

A Radioterapia Conformacional permite concentrar a radiação na área a ser tratada e reduzir a dose nos tecidos normais adjacentes. Desta forma, o tratamento se torna mais eficaz, com poucos efeitos colaterais, diminuindo as complicações clínicas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Outro benefício deste método é de possibilitar a aplicação de doses mais elevadas de radiação, aumentando os índices de cura das doenças malígnas, sem qualquer acréscimo nos efeitos colaterais do tratamento.


Formado por um sistema de planejamento computadorizado em 3D, o recurso permite otimizar os tratamentos de radioterapia dos mais diversos tipos de tumores.



Entre as vantagens da Radioterapia Conformacional Tridimensional está a precisão da localização das células doentes e da aplicação da radiação. Isto permite aos médicos aumentar as doses administradas e diminuir o número células sadias atingidas pela radiação, reduzindo os efeitos colaterais do tratamento. Além da radioterapia convencional, a técnica é utilizada também para os casos tratados com Braquiterapia de Alta Taxa de Dose e de Próstata.